top of page

Dicas para a pratica de Triathlon

  • Foto do escritor: Leonardo e Rafael
    Leonardo e Rafael
  • 19 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

1- Como e com quem treinar.

Você precisa fazer treinos que podem ser divididos em natação, ciclismo e corrida. Mas não podemos esquecer a necessidade de fazer fortalecimento muscular e cuidar do sono. Devemos confiar no treinador e interagir com ele. Dá trabalho pensar na distribuição de cargas, ajustes de planilha, divisão e distribuição dos treinos ao longo do ano, dos meses e da semana. E muitos, por não respeitarem isso, acabam se prejudicando. Treinar a mais, muitas vezes não significa melhorar. Mesmo porque cada técnico tem uma estratégia, tem uma bagagem de estudo e experiência. Confie e não compare o seu treino com o do seu colega. Não tente competir com seu amigo no treino. Ele tem uma individualidade fisiológica diferente da sua. E muito provavelmente vocês precisem de tempos e intensidades diferente.

2- Crie uma rotina de treino.

O grande desafio de praticar três esportes é conseguir dividir o seu tempo. De uma maneira geral, nesse começo uma boa estratégia é fazer dois treinos por semana em cada modalidade. Ao longo das semanas, pode ser interessante fazer treinos em dois períodos em um dia ou mesmo um treino logo depois do outro, chamados de treinos de transição (bike e corrida, por exemplo).

3- Treine as transições.

O Triathlon é um esporte único e não a junção de três esportes. As três modalidades se completão,você ao treinar uma delas, está também treinando outra indiretamente,também reduzindo chances de lesão e o tempo de treinamento.

4- Alimente-se antes da prova e durante a prova.

Procure evitar alimentos fibrosos e gordurosos. Leite desnatado, cereais, pão com geleia são boas opções. Frutas, só se estiver acostumado a comê-las. Ingira também uma fonte proteica magra, como peito de peru, queijo branco ou cottage.

5- Recuperação e descanso.

A recuperação é uma das partes mais importantes da preparação e deve ser sempre programada para para não entrar em conflito com trabalho ou estudo,assim tirando melhor proveito de tudo.

É preciso de pelo menos um dia de descanso durante a semana passada,preferencialmente após de no mínimo duas sessões de treino pesadas.

6- A semana da prova chegou

Na semana que antecede a prova, é hora de reduzir o volume de treino e trabalhar muito pouco a intensidade

Um pouco de natação, fazendo algumas progressões, uma rodagem de bike de 1 hora, para mexer as pernas, seguida de um trote de 15 min, com algumas progressões.

7- O mais importante: aproveite.

E a última dica, e talvez a mais importante: aproveite! Você treinou bastante e, por muito tempo, deu o melhor de si, enfrentou tempo ruim, preguiça, portanto, você merece estar na linha de largada.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Recorde do Triathlon nas Olimpíadas

Não tem como deixar de falar sobre recordes no triathlon, separamos alguns atletas que bateram recordes no triathlon mas nas olímpiadas....

 
 
 
Os benefícios da corrida

A corrida é uma das atividades físicas mais completas em benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser também uma das mais...

 
 
 

Comentários


© 2018 por 3athlon em 1. 

bottom of page